quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Verbos no gerúndio I (Present Continuous Verb)

How can you express an action happening at this moment? In English language you can use the Present Continuous... Is there a similar verb tense in Portuguese?

Yes, there is! The Present Continuos in Portuguese is known like gerúndio.
The gerúndio as well as Present Continuos has -ing forms: -ando, -endo, -indo.

We also talked about verbs previously. You can remember here: Verbos no passado e Verbos no presente do indicativo.
Let's learn a few about it!

- GERÚNDIO -

a) verbos no infinitivo terminados com -ar: remova o -ar e substitua por -ando
    cantar  = verbo no infinitivo
    cantar
    cant + ando
    cantando = verbo no gerúndio


b) verbos no infinitivo terminados com -er: remova o -er e substitua por -endo
    beber  = verbo no infinitivo
    beber
    beb + endo
    bebendo = verbo no gerúndio


c) verbos no infinitivo terminados com -ir: remova o -ir e substitua por -indo
    sorrir  = verbo no infinitivo
    sorrir
    sorr + indo
    sorrindo = verbo no gerúndio


O verbo ESTAR antecede o verbo no gerúndio, veja:

SUJEITO (pode estar omitido) + VERBO ESTARVERBO NO GERÚNDIO
              Eu                              +    estou              +    cantando = Eu estou cantando.
              (eu)                            +    estou              +    cantando = Estou cantando.

 
Exemplos de verbo no gerúndio:

- Hoje está nevando = Today is snowing.
- Agora eu estou estudando = I am studying now.
- Ela está cantando = She is singing.
- Ele está estudando para se tornar um advogado = He is studying to become a lawyer.
- Você está tomando café = You are drinking coffee
- Nós estamos jantando = We are dining.
- Eles estão cozinhando para o almoço = They are cooking for the lunch.
- Elas estão sempre trabalhando = They are aways working.
- Vocês estão reclamando? =  Are you complaining?

- Está explodindo! = It's exploding!
- Eu estou assistindo TV = I am watching TV.
- Ela está colorindo o desenho = She is coloring the picture.
- O leão está rugindo! = The lion is roaring!
- Elas não estão sorrindo = They are not smiling.
- Vocês estão agindo errado =  You are acting wrong.

- Ontem estava chovendo = Yesterday was raining.
- Nós estamos lendo = We are reading.
- Crianças, o que vocês estão fazendo? = Kids, what are you doing?
- Vocês estão comendo aquelas maçãs? = Are you eating those apples?

DESAFIO:

Escolha a alternativa correta:

(1)
a) Ela está cantando essas músicas desde ontem.
b) Ela está cantendo essas músicas desde ontem.
c) Ela está cantindo essas músicas desde ontem.

(2)
a) Elas está pesquisendo sobre o vírus da gripe.
b) Elas estão pesquisando sobre o vírus da gripe.
c) Elas está pesquisando sobre o vírus da gripe.

(3)
a) Rodrigo está visitindo a cidade enquanto seus pais estão trabalhindo.
b) Rodrigo está visitando a cidade enquanto seus pais está trabalhando.
c) Rodrigo está visitendo a cidade enquanto seus pais estão trabalhendo.
d) Rodrigo está visitando a cidade enquanto seus pais estão trabalhando.

VOCABULÁRIO:

substituir = to replace; to substitute (verb)
vírus da gripe:  flu virus
gripe: flu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...