terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Fazendo perguntas em português (Asking questions in Portuguese)

Good morning everyone!

I think who follows my blog is able to ask questions in Portuguese due my examples, but I am going to teach you for solve any question.

There is a big difference between English and Portuguese: my native language doesn't move verbs during a question. The principal thing in Portuguese question is the interrogative mark ( ? ). It's this the responsible in the writing for you know when a sentence is a question and when it's an affirmative sentence.

Let's learn about it!
See you!

Do you remember about the kitchen lesson? You can read it here: Substantivos IX: cozinha.

-FAZENDO PERGUNTAS EM PORTUGUÊS-

Uma pergunta termina com um ponto de interrogação: ?

Exemplos de frases interrogativas:

a) Você é um estudante? (Are you a student?)
b) Vocês são minhas netas? (Are you my granddaughters?)
c) Você está feliz? (Are you happy?)
d) Vocês estão no ônibus? (Are you on the bus?)
e) Eu estou na escola? (Am I on the school?)
f) Eu sou um ser humano? (Am I a human being?)
g) Ele é meu irmão? (Is he my brother?)
h) Ele está na cozinha? (Is he in the kitchen?)
i) Ela é minha prima? (Is she my cousin?)
j) Ela está usando óculos? (Is she wearing glasses?)
k) Nós somos professores? (Are we teachers?)
l) Nós estamos perdidos? (Are we lost?)
m) Eles são meus tios? (Are they my uncles?)
n) Eles estão na barbearia? (Are they in barber's?)
o) Elas são minhas tias? (Are they my aunts?)
p) Elas estão usando vestidos pretos? (Are they wearing black dresses?)


Mais alguns exemplos de frases interrogativas:

a) Você quer dançar? (Do you want to dance?)
b) Vocês sabem ler em francês? (Do you know to read in French?)
c) Eu amo ela? (Do I love her?)
d) Ele aprendeu língua portuguesa? (Does he learned Portuguese language?)
e) Ela quer cantar? (Does she want to sing?)
f) Nós vamos ao cinema? (Do we go to the cinema?)
g) Eles assistem à novela? (Do they watch soap opera?)*
h) Elas assistem TV? (Do they watch TV?)**


Mais outros exemplos de frases interrogativas:

a) Você pode dançar? (Can you dance?)
b) Vocês podem ler em francês? (Can you read in French?)
c) Eu posso jogar tênis? (Can I play tennis?)
d) Ele pode me ajudar? (Can he help me?)
e) Ela pode cantar? (Can she sing?)
f) Nós podemos ir ao cinema? (Can we go to the cinema?)
g) Eles podem assistir novela? (Can they watch soap opera?)**
h) Elas podem jogar futebol? (Can they play football?)

** verbo assistir regido do modo informal (mais comum; muito utilizado na fala). Aprenda sobre regência aqui: Regência do verbo assistir.
verbo assistir regido do modo formal (menos comum; mais utilizado em textos oficiais ou textos de grande circulação). Aprenda sobre regência aqui: Regência do verbo assistir.


- ONDE, QUANDO, COMO, POR QUE, QUEM, QUAL, O QUE -

* Onde: advérbio utilizado para fazer perguntas sobre o lugar, local, espaço etc.
Exemplos:
a) Onde você está? (Where are you?)
b) Onde meu lápis está? (Where is my pencil?)
c) Onde você nasceu? (Where were you born?)
d) Onde ela foi? (Where did she go?)
e) Onde eles estudam? (Where do they study?)
f) Onde eu posso almoçar? (Where can I lunch?)
g) Onde nós podemos dormir? (Where can we sleep?)
h) Onde você encontrou isso? (Where did you find it?)


* Quando: advérbio utilizado para fazer perguntas sobre o tempo.
Exemplos:
a) Quando você aprendeu isso? (When did you learn it?)
b) Quando ela nasceu? (When was she born?)
c) Quando é verão? (When is summer?)
d) Quando eu vou ler este livro? (When am I going to read this book?)
e) Quando ele vai ser feliz? (When is he going to be happy?)
f) Quando eu posso almoçar? (When can I lunch?)
g) Quando nós podemos dormir? (When can we sleep?)
h) Quando você encontrou isso? (When did you find it?)


* Como: advérbio utilizado para fazer perguntas sobre o modo, o estado, etc.
Exemplos:
a) Como você está? (How are you?)
b) Como seu pai está? (How is your father?)
c) Como você nasceu? (How were you born?)
d) Como ela foi? (How did she go?)
e) Onde eles estudam? (Where do they study?)
f) Onde eu posso almoçar? (Where can I lunch?)
g) Onde nós podemos dormir? (Where can we sleep?)
h) Onde você encontrou isso? (Where did you find it?)


* Por que: advérbio utilizado no início ou meio da frase para fazer perguntas sobre a causa, o motivo, a razão,  etc.
* Por quê: advérbio utilizado no final da frase para fazer perguntas sobre a causa, o motivo, a razão, etc.
Exemplos:
a) Por que você aprendeu isso? (Why did you learn it?)
b) Você aprendeu isso por quê? (Why did you learn it?)
c) Por que eu gosto de maçãs? (Why do I like apples?)
d) Por que ela está triste? (Why is she sad?)
e) Ela está triste por quê? (Why is she sad?)
f) Por que eles discutiram ontem? (Why did they argue yesterday?)
g) Eles discutiram por quê? (Why did they argue yesterday?)
h) Por que eu fiz isso? (Why did I do it?)
i) Por que não eu? (Why not me?) 
j) Por que não? (Why not?)


* Quem: pronome utilizado para fazer perguntas sobre pessoas.
Exemplos:
a) Quem é sua mãe? (Who is your mother?)
b) Quem fez isso? (When was she born?)
c) Quem está aí? (Who is there?)
d) Quem pode me ajudar? (Who can help me?)
e) Quem é seu professor? (Who is your teacher?)
f) Quem foi seu primeiro amor? (Who was your first love?)
g) Quem quer dançar comigo? (Who want to dance with me?)
h) Quem vai contar a verdade para ele? (Who will tell the truth fo him?)
i) Quem é? (Who is it?)


* Qual: pronome utilizado para fazer perguntas sobre coisas, animais, ações, objetos, algo pessoal (característica da pessoa, algum dado da pessoa, informação da pessoa, etc), etc.
Exemplos:
a) Qual é o seu nome? (What is your name?)
b) Qual é a sua idade? (What is your age?)
c) Qual é a profissão dele? (What is his job?)
d) Qual é o nosso objetivo de vida? (What is our objective of life?)
e) Qual foi a sua pergunta? (What was your question?)
f) Qual é a sua música preferida? (What is your favorite song?)
g) Qual é a sua lembrança mais antiga? (What is your earliest memory?)
h) Qual é a escola dele? (What is his school?)


* O que: utilizado no início ou meio da frase para fazer perguntas sobre coisas, animais, objetos, ações, etc.
* O quê: utilizado no final da frase para fazer perguntas sobre coisas, animais, objetos, ações, etc.
Exemplos:
a) O que você está fazendo? (What are you doing?)
b) Você está fazendo o quê? (What are you doing?)
c) O que é isso? (What is it?)
d) Isso é o quê? (What is it?)
e) O que você acha dela? (What do you think of her?)
f) O que eu fiz? (What did I do?)
g) O que eu fiz de errado?  (What did I do wrong?)
h) O que você quer? (What do you want?)
i) Você quer o quê? (What do you want?)
j)  O que você vai fazer? (What are you going to do?)
k) Você vai fazer o quê? (What are you going to do?)



Conclusões:
who? = quem?
when? = quando?
where? = onde?
what? = qual?    ;    o que?    ;    o quê?
why? = por que?   ;     por quê?
how? =  como?

Can you understand what this singer is singing? There is an expression learned now...
(Fonte: Youtube --- "Por Que Não Eu?" - Leoni)

DESAFIO:

1) Complete as frases abaixo:
a) __________ você está fazendo? Eu estou escrevendo minhas cartas.
b) __________ você está? Eu estou na cozinha.
c) __________ você chega? Eu chego às 15:00.
d) __________ eu posso aprender a dançar? Você pode entrar numa aula de dança.
e) __________ são aqueles? Eles são meus primos.
f) __________eu não posso ir ao cinema? Porque você não fez o dever de casa!
g) __________ é seu sonho? É aprender português.
h) Você fez isso __________ ? Porque eu quis!
i) Você quer __________? Quero tudo que você estiver vendendo.
j) __________ eu vou saber que escrevi a palavra corretamente? Você pode consultar um dicionário.

VOCABULÁRIO:

chegar: to come; to arrive (verb)
aprender: to learn (verb)
dever de casa: homework
eu quis: I wanted
vender: to sell (verb)
corretamente: correctly
dicionário: dictionary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...