quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

5 Advérbios e 3 expressões de lugar que geram confusão

Good afternoon!

Today I am going to write about some adverbs and expressions that might to confuse you. They are used to express ideas about place.

The table has five adverbs and three expressions.

Algumas crianças têm medo de monstros embaixo da cama.

See you... and you can remember about the nouns here: Substantivos XI: objetos.

- ADVÉRBIOS E EXPRESSÕES DE LUGAR -

abaixo = (advérbio) = em grau menor, posição inferior, em nível inferior ou lugar inferior, próximo (seguinte);
               antônimo: acima

debaixo = (advérbio) =  sob, por baixo de, em posição inferior, em nível inferior, na parte inferior;
                antônimo: em cima

embaixo = (advérbio) = sob, por baixo de, em posição inferior, em nível inferior, na parte inferior;
                antônimo: em cima

acima = (advérbio) = em grau maior, posição superior, em nível superior ou lugar superior;
               antônimo: abaixo

a baixo = ("expressão") = até embaixo; usa-se na locução: "de cima a baixo";
                antônimo: cima

de baixo = ("expressão") = usa-se nas locuções: "de baixo a cima"; "de baixo pra cima", etc
               antônimo: de cima


Exemplos:

a) O continente Oceania está abaixo da linha do Equador.
    The Oceania continent is below the Equator.  

b) As temperaturas na Antártida estão abaixo do 0ºC.
    The temperatures in Antarctica are below 0ºC.

c) Ele me olhou de cima a baixo.
    He looks me up from top to bottom.

d) O resultado foi abaixo do esperado.
    The result was lower than expected.

e) O resultado foi acima do esperado.
    The result was higher than expected.

f) O chinelo está embaixo da cama.
   The flip-flop is under the bed.
Provavelmente o chinelo é o calçado mais popular no Brasil.

g) As chaves foram escondidas debaixo do tapete.
    The keys have hidden under the rug.

h) Cuecas são roupas de baixo.
    Underpants are underwear.

i) Eu deixei meus óculos em cima da mesa.
   I have left my eyeglasses on the table.

j) O meu cão pulou em cima de mim.
    My dog has jumped on me.

k) As roupas dela ficaram em cima da cama.
  Her clothes have stayed on the bed.

l) A temperatura está acima dos 26ºC.
   The  temperature is above 26°C.

m) Eles encontraram uma cidade antiga debaixo da água. (Certo!)
     Eles encontraram uma cidade antiga debaixo d'água. (Certo!)
     Eles encontraram uma cidade antiga embaixo da água. (Certo!)
     Eles encontraram uma cidade antiga embaixo d'água. (Certo!)
     They found an old underwater city.

n) Responda as questões abaixo.
    Answer the following questions.


* BRASIL: O livro está em baixo da mesa. (errado!)
                  O livro está embaixo da mesa. (certo!)

* BRASIL:  em baixo = sentido de adjetivo ("Falar em baixo tom de voz")
                     em baixo NÃO é advérbio
                     embaixo é advérbio

When have I to use "embaixo" or "debaixo"? There is not a consensus. I cannot explain to you that one is for things in movement and another is not, because it's not true. Sometimes "embaixo" is the better choice... but sometimes the "debaixo" is better. And there are times when you can use them both (embaixo or debaixo). 


How can I say "debaixo"? Listen to this famous and classic Brazilian song... The singer say this word.
I have chosen a video with lyric.
(Fonte: Youtube. Música: "Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos " - Roberto Carlos)


DESAFIO:


1) Escolha a melhor alternativa:
a) A temperatura está acima do esperado.
b) A temperatura está em cima do esperado. 

2) Escolha a melhor alternativa:
a) A temperatura está debaixo do esperado.
b) A temperatura está abaixo do esperado.
c) A temperatura está embaixo do esperado.
d) A temperatura está em baixo do esperado.

3) Escolha a melhor alternativa:
a) Fui muito lerdo! Acabo de perceber que deixei meus documentos de baixo da cama.
b) Fui muito lerdo! Acabo de perceber que deixei meus documentos abaixo da cama.
c) Fui muito lerdo! Acabo de perceber que deixei meus documentos em baixo da cama.
d) Fui muito lerdo! Acabo de perceber que deixei meus documentos debaixo da cama.

4) Escolha a melhor alternativa:
a) Ele é um mal-educado, pois sabe falar somente palavras de baixo calão.
b) Ele é um mal-educado, pois sabe falar somente palavras debaixo calão.
c) Ele é um mal-educado, pois sabe falar somente palavras embaixo calão.
d) Ele é um mal-educado, pois sabe falar somente palavras abaixo calão.

5) Escolha a melhor alternativa:
a) Meu filho está com febre alta: o termômetro registra temperatura a cima dos 39ºC.
b) Meu filho está com febre alta: o termômetro registra temperatura em cima dos 39ºC.
c) Meu filho está com febre alta: o termômetro registra temperatura acima dos 39ºC.
d) Meu filho está com febre alta: o termômetro registra temperatura de cima dos 39ºC.

VOCABULÁRIO:

lerdo: forgetful, scatterbrain
perceber: to realize (verb)
mal-educado: impolite
somente: only, just
febre: fever

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...